S.O.S. PETROS
Aposentados, Pensionistas e Ativos
"A luz do sol é o melhor desinfetante.” juiz Louis Brandeis
Não há melhor remédio para combater a corrupção do que a transparência.
Todavia, a melhor vacina para prevenir a corrupção ainda é o controle e a participação.

CGPAR 25: quarto voto é decisivo para implementação da resolução

A CGPAR 25 tem preocupado os participantes dos fundos de pensão. A resolução, caso seja implementada, representará mais um corte nos direitos dos trabalhadores das estatais. Em síntese, a CGPAR 25 determina que sejam feitas uma série de mudanças nos planos de Benefício Definido (BD) que trarão prejuízos aos participantes, tais como a desvinculação do reajuste dos benefícios dos assistidos …

STJ discute quem deve julgar ressarcimento a acionistas da Petrobras

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a discutir na última quarta-feira (12/06) qual a instância competente para julgar o ressarcimento de prejuízos decorrentes da desvalorização dos ativos da Petrobras após a Operação Lava Jato quando há participação da União nos debates. A ação envolve fundos e acionistas estrangeiros da Petrobras, que defendem o uso da arbitragem, contra a empresa …

“Comperj é um desastre”, diz presidente da Petrobras

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que, em suas palavras, “o Comperj é um desastre”, e que estuda a possibilidade de transformar o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro em uma usina termelétrica que seja movida a gás natural, o que ele considera como o combustível ideal para fazer a transição para uma economia de baixo carbono. As …

Câmara está pronta para votar projeto de atualização do Imposto de Renda - Blog do Vicente

RODOLFO COSTA O Projeto de Lei 3.129/2019 está pronto para ser colocado em votação no Plenário da Câmara. A matéria, que propõe a atualização da tabela do Imposto de Renda e a taxação de lucros e dividendos, foi protocolada em 28 de maio e, em 5 de junho, recebida pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Em tese, precisaria seguir …

BRF-MAFRIG: Uma fusão das mais complexas

Enquanto os conselheiros da BRF discutem se é um bom negócio fundir as operações da empresa com as da Marfrig – operação que criaria a quarta maior empresa de proteínas do mundo, com faturamento de R$ 80 bilhões-, Pedro Parente, CEO e presidente do conselho da dona das marcas Sadia e Perdigão, evita dar detalhes sobre o andamento das discussões. …

Grupo de aposentados da Petros pede solução para plano de equacionamento

Aposentados participantes da Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobrás, protocolaram carta aberta aos dirigentes da petroleira, da BR Distribuidora e da fundação, pedindo celeridade nos esforços para “solução negociada do Plano de Equacionamento”. Os 1.400 aposentados que assinam o documento questionam ainda investimentos que se provaram ruins e dívidas da Petrobrás, que não são cobradas pela Petros. Outro …

Petrobras ignorou alertas sobre comerciante de petróleo envolvido em corrupção

Por Gram Slattery RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras encontrou atividade suspeita em seu negócio de comercialização de petróleo --e não conseguiu pará-la-- seis anos antes de um suposto escândalo de corrupção naquela unidade em 2018, de acordo com três fontes com conhecimento da situação e documentos vistos pela Reuters. Uma investigação interna de 2012 na estatal de petróleo …

Irregularidades e deficit em fundos de pensão preocupam debatedores

A investigação de irregularidades nos fundos de pensão — foco da Operação Greenfield, da Polícia Federal e do Ministério Público — e a busca do equilíbrio financeiro dessas entidades não deve levar à “demonização” dos gestores por decisões equivocadas. A análise foi feita por debatedores ouvidos na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em audiência pública interativa, nesta …
Caro(a) reader

O nosso propósito é divulgar informações de qualidade com foco em Petros e Petrobras. Quem puder e quiser colaborar, favor depositar para continuarmos formando um fundo para nossas operações:
Abdo Gavinho – CPF 307680987-34
Banco Santander – Agência 3287
c.c. 01001212-9
facebook twitter linkedin