S.O.S. PETROS
Aposentados, Pensionistas e Ativos
"A luz do sol é o melhor desinfetante.” juiz Louis Brandeis
Não há melhor remédio para combater a corrupção do que a transparência.
Todavia, a melhor vacina para prevenir a corrupção ainda é o controle e a participação.

CNPC-30: Funcef afirma que resposta sobre Reg/Replan sairá até fim do ano

O presidente da Funcef, Renato Villela, confirmou a realização de estudos sobre a viabilidade da implementação da resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), porém enfatizou que existem algumas preocupações quanto à aplicação da revisão nos planos de equacionamentos dos planos de benefício do Reg/Replan Saldado e Não Saldado. Vilella afirmou que a resposta oficial sobre a viabilidade …

FNP obtém liminar contra a Resolução CGPAR 23

Em nome dos seus sindicatos, a FNP protocolou uma ação civil pública contra a União Federal pela redução da participação das empresas públicas no pagamento de planos de saúdes ou de AMS, previsto na Resolução 23, da CGPAR. Nesta segunda-feira (5), o juiz federal titular da 7ª Vara do Distrito Federal, Cleberson José Rocha, deferiu liminar em favor da FNP. …

Petros aciona Dirigentes e Conselheiros eleitos

Lembram-se daqueles “conselheiros eleitos” que diziam, repetiam e insistiam que “tudo estava bem na Petros”, que publicavam artigos e defendiam os investimentos criminosos que foram feitos com nossos recursos, na CPI dos Fundos de Pensão ? Está aí o resultado : além de alguns deles terem sido indiciados pelos Órgãos de Controle, a própria Direção da Petros entrou com Ação …

Postalis começa a recuperar o fôlego

A EFPC mantida pelos Correios, há quase dois anos sob a tutela da Previc, volta a exibir boas performances e busca solução para plano PBD Sob intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) desde outubro de 2017, o Postalis, o fundo de pensão dos Correios, ainda inspira cuidados, mas já apresenta sinais de melhora. O dado mais relevante, sem …

Fundações sem pressa de vender carteira de imóveis

Algumas apostam na derrubada da norma que obriga a zerar as carteiras até 2030 Passados 14 meses da edição da Resolução 4.661 do Conselho Monetário Nacional (CMN), os fundos de pensão executam lentos e tímidos movimentos para se adequar ao 5º parágrafo das disposições transitórias da norma, que estabeleceu um prazo limite até 2030 para a alienação total do estoque …

O prolongado inferno astral da PREVIC

Desanimada, a autarquia é mera espectadora do debate sobre a sua fusão com a Susep Criada há quase dez anos com a missão de se tornar a xerife do sistema de fundos de pensão, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) vive hoje o pior momento do seu já prolongado inferno astral. O martírio teve início em outubro de 2016, …

Aposentadoria e previdência no atual mercado de trabalho

Uma tendência mundial é que as pessoas assumam, cada vez mais, a responsabilidade por decidir o quanto poupar para a aposentadoria, como investir essa poupança e quando parar de trabalhar. Os esquemas empresariais tradicionais de complementação de renda que envolvem o investimento num fundo de previdência por meio do desconto compulsório mensal de parte do salário até uma idade limite …

Extinção de colegiados no âmbito da PREVIC

Andréa Neubarth Marciano Côrrea** Felipe Costa** Conforme noticiamos na Newsletter do mês de junho, o Decreto Federal no 9.759, de 11.04.2019, extinguiu todos os colegiados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional criados por decreto ou por ato normativo (que não fossem leis stricto sensu), atingindo alguns órgãos no âmbito da Superintendência Nacional de Previdência Complementar- PREVIC. A PREVIC, …
Caro(a) reader

O nosso propósito é divulgar informações de qualidade com foco em Petros e Petrobras. Quem puder e quiser colaborar, favor depositar para continuarmos formando um fundo para nossas operações:
Abdo Gavinho – CPF 307680987-34
Banco Santander – Agência 3287
c.c. 01001212-9
facebook twitter linkedin