S.O.S. PETROS
Aposentados, Pensionistas e Ativos
"A luz do sol é o melhor desinfetante.” juiz Louis Brandeis
Não há melhor remédio para combater a corrupção do que a transparência.
Todavia, a melhor vacina para prevenir a corrupção ainda é o controle e a participação.

Funcef avança na aplicação da CNPC 30

Em continuidade aos esclarecimentos sobre os Resultados 2018 e seus desdobramentos, e em atendimento a várias manifestações sobre o assunto, abordaremos nessa postagem as perspectivas atuais e futuras sobre o equacionamento dos planos Saldado e Não Saldado. Conforme já informado, reafirmamos que não haverá novos equacionamentos para os planos administrados pela FUNCEF nos próximos anos, caso sejam confirmadas nossas projeções …

Petrobras volta a procurar delatores após escândalo em unidade de trading, dizem fontes

Por Gram Slattery RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras está reexaminando o tratamento que dá a denúncias de delatores internos, após acusações contra seis operadores de petróleo da empresa em dezembro indicarem que os esforços da companhia para lidar com problemas de corrupção teriam falhado, de acordo com pessoas familiarizadas ao assunto. Nas últimas semanas, representantes da estatal convocaram …

Governo quer 'reprivatizar' a Vale

O governo pretende fazer uma “reprivatização” da Vale, de acordo com integrantes da equipe econômica ouvidos por Julia Duailibi. “Vamos reprivatizar a Vale. Vamos colocar todo mundo para vender esse troço todo. Vamos tirar as patas do mercado”, declarou um integrante da equipe econômica. A jornalista lembra que, atualmente, 20% da Vale pertencem à Litel Participações, que tem entre os …

Chevron pede à Petrobras que prove que Pasadena funcionará como prometido, dizem fontes

HOUSTON (Reuters) - A Chevron afirmou à Petrobras que quer provas de que a refinaria de Pasadena, no Texas, funcione como prometido antes de tomar posse da instalação, disseram fontes do mercado da Costa do Golfo. A Chevron anunciou em janeiro que compraria da Petrobras a refinaria Pasadena Refining System Inc (PRSI), com capacidade para processar 112.229 barris por dia …

Abrapp e Sindapp divergem no apoio à superagência de previdência

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) apoia com ressalvas a idéia da superagência de previdência anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à jornalistas do programa Globonews. De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da entidade, o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins, afirma que a agência a ser criada deve sempre …

CD da Petros aprova nome de novo diretor de Investimentos

O Conselho Deliberativo (CD) da Petros aprovou o nome do economista Alexandre da Cunha Mathias para o cargo de diretor de Investimentos da Fundação. O executivo foi escolhido por meio de processo seletivo no mercado, realizado por renomada consultoria de recrutamento, que, com base em critérios técnicos, realizou trabalho de captação do profissional com o perfil adequado para o cargo. …

Proposta do GT é ilegal e prejudica "ad Aeternum" os Participantes

Um plano de equacionamento genérico pode lançar mão da cobrança de contribuições extraordinárias por um período limitado, do aumento das contribuições normais por prazo indefinido ou, até mesmo, da redução do valor do benefício bruto. Como, por lei, não é possível reduzir o valor do benefício bruto de um participante assistido, a introdução do deflator previsto na proposta unificada nada …

O dilema da punição às estatais

Ganhou destaque recentemente a proposta de pagamento, pela Petrobras ao Ministério Público Federal (MPF), do expressivo valor de 2,5 bilhões de reais. Segundo as informações divulgadas, o montante teria sido fixado em acordo celebrado com a autoridade financeira americana e seria destinado a fundo especial, de alguma forma gerido pelo próprio MPF. Esse fundo promoveria investimentos sociais ligados à promoção …

Fundos de pensão de estatais precisam ser repensados

Nenhuma lei terá plena eficácia se responsáveis pelo aparato de fiscalização não forem responsabilizados Editorial 22/04/2019 - 00:00 O Tribunal de Contas da União obrigou o fundo de pensão dos empregados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social a devolver cerca de R$ 1,2 bilhão ao banco estatal e a suas subsidiárias BNDESPAR e Finame. Esse dinheiro corresponde à …
Caro(a) reader

O nosso propósito é divulgar informações de qualidade com foco em Petros e Petrobras. Quem puder e quiser colaborar, favor depositar para continuarmos formando um fundo para nossas operações:
Abdo Gavinho – CPF 307680987-34
Banco Santander – Agência 3287
c.c. 01001212-9
facebook twitter linkedin