Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse

Os conselheiros deliberativos e fiscais eleitos este ano pelos participantes foram habilitados pela Previc e tomaram posse na última terça-feira (26/11) para um mandato de quatro anos. Norton Cardoso de Almeida e José Roberto Kaschel Vieira assumiram seus postos no Conselho Deliberativo como titulares. Seus suplentes são, respectivamente, André Luis Araujo Santana e Herval Candido de Souza Filho. No Conselho Fiscal, o titular é Linaldo Coy de Barros, que tem Tereza da Silva Soares como suplente.

Norton e André Luis receberam 11.181 votos. Já a chapa de Kaschel e Herval registrou 7.576 votos. A dupla eleita para o Conselho Fiscal, Coy e Tereza, foi escolhida por 17.761 participantes. Os participantes ativos e assistidos que ingressaram na Petros até 31/5/2019 puderam votar pelo aplicativo, pelo portal e telefone entre os dias 2 e 16 de setembro. Foram registrados 36.620 votos ou 26,56% do universo de participantes aptos a votar. A taxa de participação praticamente dobrou em relação à do último pleito, quando 13,56% votaram, e foi a maior registrada desde 2003.

O Conselho Deliberativo é responsável por, entre outras atribuições, apreciar temas como alteração do estatuto e do regulamento dos planos; planejamento estratégico; política de investimentos; aplicação de recursos; demonstrações contábeis; e nomeação de membros da Diretoria Executiva. Já o Conselho Fiscal deve comunicar eventuais irregularidades, fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor e emitir parecer conclusivo sobre a contabilidade anual. Deve elaborar relatórios semestrais que destaquem sua avaliação sobre os mecanismos de controles da gestão dos ativos e passivos, e sobre o cumprimento do orçamento. Também é fundamental nos controles internos da Petros.

Print Friendly, PDF & Email