SIMULADOR 28 – Inclui proposta PETROS com redução de benefícios futuros

ATENÇÃO! Este Simulador não foi desenvolvido pela Petros. Ele foi desenvolvido para permitir uma comparação entre as diversas opções que se apresentam, com a flexibilidade de parametrizações das variáveis envolvidas.

1° Passo: Preencha todos dos dados de entrada necessários à simulação. Os campos cujo preenchimento é obrigatório são identificados com um asterisco vermelho do lado direito (*).

2° Passo: Analise os resultados apresentados na Tabela Comparativa (Figura 1). Nesta tabela, são indicados os cálculos correspondentes ao primeiro contracheque, para cada uma das alternativas ao equacionamento.

O usuário não deve se precipitar e tentar concluir qual é a melhor alternativa aplicável ao seu caso com base apenas nas informações contidas na Tabela Comparativa. As alternativas analisadas têm durações diferentes e podem conter particularidades, tais como deflator ou outras medidas saneadoras de prazo limitado, cujos efeitos ao longo do tempo só poderão ser avaliados com a execução do Passo 3.

Figura 1

3° Passo: Pressione o botão Fluxo de Caixa Anual, localizado logo abaixo da Tabela Comparativa (Figura 1). A exibição dos resultados poderá demorar alguns minutos, dependendo da capacidade de processamento do seu computador; portanto, aguarde.

4° Passo: Algum tempo após ter sido acionado o botão Fluxo de Caixa Anual, será apresentada a janela mostrada na Figura 2, onde deverá ser informada a expectativa de vida do usuário. O valor sugerido corresponde à expectativa média de vida de indivíduos com a sua idade. Para aceitá-la, aperte OK.

Figura 2

5° Passo: Logo em seguida, será apresentada a janela mostrada na Figura 3, onde deverá ser informada a taxa de atratividade anual a ser utilizada nos cálculos de VPL (Valor Presente Líquido). Para simplesmente aceitar o valor sugerido, aperte OK.

Figura 3

6° Passo: Imediatamente após, será mostrada Tabela Perdas Anuas Projetadas, indicada na Figura 4. Nesta tabela, são apresentados, para cada uma das alternativas analisadas, os resultados da soma das perdas incorridas nos 12 benefícios mensais Petros recebidos, adicionada à perda no 13° do ano correspondente. A sequência de linhas da tabela vai desde o Ano 1 até o ano correspondente à expectativa de vida do usuário, informada no Passo 4.

As perdas anuais no benefício Petros e no 13° estão indicadas em valores futuros; porém, no rodapé da tabela, é apresentado, em vermelho, o valor presente líquido (VPL) das perdas acumuladas até o último ano da expectativa de vida do usuário, incluindo a perda no pecúlio e perdas residuais, quando aplicáveis, bem outras informações de interresse. Obviamente, a alternativa menos onerosa para o usuário será aquela que ocasione as menores perdas acumuladas ao final de sua expectativa de vida.

Porém, é importante salientar que a idade limite média de um indivíduo aumenta a cada ano vivido. Portanto, a melhor maneira de analisar as perdas causadas por cada alternativa ao longo do tempo será através de um gráfico Valor Presente Líquido das Perdas x Expectativa de Vida, conforme descrito no Passo 7.

Figura 4

Passo 7: Para exibir o Gráfico Valor Presente Líquido das Perdas x Expectativa de Vida basta pressionar o botão Exibir Gráfico VPL x Expec. Vida, existente logo abaixo da Tabela Perdas Anuais Projetadas (ver Figura 4).

O gráfico exibido terá aspecto semelhante ao mostrado na Figura 5 e, como se pode observar na figura, as linhas do gráfico podem se cruzar ao longo do tempo, indicando que uma alternativa que era a mais vantajosa nos primeiros anos de expectativa de vida do participante poderá deixar de ser nos anos subsequentes.

No gráfico mostrado na Figura 5 podemos ver que, para expectativas de vida de até 2 anos, a alternativa menos onerosa para o participante é a correspondente ao PED Atual, em vermelho. Porém, no segundo ano as linhas do gráfico se cruzam e, a partir de então, a alternativa correspodente ao PED-RBF, em verde, passa a ser a menos onerosa, situação esta que permanece até o 42° ano de expectativa de vida, quando então, a alternativa correspondente ao PED Atual, em vermelho, volta e ser a menos onerosa, mantendo-se assim até o 50° ano de expectativa de vida, que corresponde ao final do gráfico.

O formato, a posição das curvas e se elas irão ou não se cruzar dependerá do perfil do participante. O exemplo mostrado na Figura 5 é hipotético e visa tão somente esclarecer como interpretar o gráfico. Cabe ao usuário simular sua situação real e interpretar o gráfico resultante.

Figura 5

Passo 8: Como se pode ver na parte inferior da Figura 4, há vários outros botões na Tabela Perdas Anuais Projetadas, que permitem a exibição de tabelas e gráficos correspondentes à Projeção do Valor do Benefício, do 13° e o Fluxo de Caixa do PP3. Basta pressionar o botão correspondente para se ter acesso à tabela ou gráfico desejado.

Para acompanhar o detalhamento e a evolução da proposta, além de discutir conosco participe de nosso 

GRUPO NO TELEGRAM clicando aqui

BAIXE A PLANILHA EXCEL PARA UM COMPUTADOR CLICANDO AQUI

Print Friendly, PDF & Email