Prevaler é o novo plano família da Valia aprovado pela Previc



A Previc acaba de aprovar o funcionamento do novo plano voltado aos familiares da Fundação Valia. Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta, 9 de outubro, a autarquia autoriza o funcionamento do Prevaler, que é um plano de contribuição definida (CD) puro, acessível a familiares de participantes até quarto grau de parentesco. O plano foi estruturado através do Fundo Setorial Abrapp e já está aberto para adesões.

Para os patrocinadores da entidade, o plano família representa um novo benefício para os empregados. “É um benefício adicional que enriquece a política de recursos humanos dos patrocinadores na atração e retenção de talentos profissionais”, diz Edécio Brasil, Diretor Superintendente da Valia. Ele explica que as empresas patrocinadoras poderão atrair profissionais com a possibilidade de inscrição de seus familiares em um plano de previdência com a tradição e a segurança associadas ao nome da Valia.

Para a entidade e os atuais participantes, uma das vantagens é a tendência de redução dos custos dos planos. Com a adesão de maior número de participantes, os custos de administração serão diluídos ao longo do tempo, devido ao aumento da escala na gestão dos planos e dos recursos. “Além de contar com o novo benefício, os planos ficarão mais baratos para todos”, comenta Edécio. Com tendência de redução de custos, isso deve provocar maior satisfação com os atuais participantes e melhores condições de sustentabilidade para a entidade no futuro.

O dirigente ressalta a importância do histórico de 46 anos da entidade e as boas rentabilidades alcançadas nos últimos anos, além do cumprimento dos compromissos de pagamento em dia dos benefícios dos atuais assistidos. O novo plano contará com a possibilidade de escolha de quatro perfis de investimentos diferentes pelo participante, com alocações mais conservadoras ou mais arriscadas.

Potencial grande – A Valia conta atualmente com cerca de 115 mil participantes, entre ativos e assistidos. Se considerados 10 familiares para cada participantes, o público potencial para a adesão ultrapassa a marca de 1 milhão de pessoas. “O novo plano abre uma avenida enorme de crescimento para a entidade com a possibilidade de adesão de familiares de participantes até quarto grau de parentesco”, prevê Edécio.

Ele explica que se apenas 1% desse público aderir ao Prevaler, já serão mais de 10 mil novos participantes, porém, o número deve ser bem maior no médio e longo prazos. A previsão para o primeiro ano é de 5 mil novos inscritos. Esse número coincide também com a projeção de equilíbrio entres receitas e despesas para o novo plano.

100% digital – O Prevaler é um plano que já nasce 100% digital. Desde a adesão, passando pela gestão e atendimento, todas as funções podem ser acessadas pelas vias digitais, sem a impressão de papel. “As pessoas podem aderir pelos meios digitais e realizar funções como aumento ou redução dos aportes e solicitação de benefícios, tudo pela internet”, diz o Diretor Superintendente.

Como o público potencial do novo plano deve ser formado em grande parte por jovens, filhos e netos dos atuais empregados dos patrocinadores, Edécio acredita que os novos participantes serão atraídos pelas facilidades dos meios digitais.

O envolvimento com o novo plano começou antes mesmo de seu lançamento. É que a Valia realizou uma série de ações para divulgar o projeto, entre elas, destacou-se o concurso para a escolha do nome. Após receber centenas de sugestões, a entidade contratou uma agência especializado para selecionar 3 nomes, que foram para votação aberta para todos os participantes. O nome escolhido, Prevaler, é uma síntese de conceitos, que têm a ver com Previdência, Prevenção, com Valor, além de uma referência ao principal patrocinador, a Vale.

Print Friendly, PDF & Email