Previ Futuro terá perfil Ciclos de Vida

O plano Previ Futuro, da Previ, passará a incorporar perfis do tipo Ciclos de Vida, que adequam o nível de risco da carteira ao tempo que falta para a aposentadoria do participante. Segundo informações de Wagner Nascimento, conselheiro deliberativo eleito da Previ, à Folha Bancária, publicação editada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, “a criação do Perfis Ciclos de Vida foi pensada para adequar o (risco da carteira ao) perfil do associado, como por exemplo, idade e data prevista para aposentadoria”.

Será um serviço complementar aos quatro perfis de investimentos já existentes, que incluem o conservador, o moderado, o arrojado e o agressivo, escolhidos diretamente pelo participante. Embora as mudanças de um perfil para outro sejam de livre escolha do participante, esse nem sempre tem informações suficientes para fazer essa mudança no momento adequado. Como exemplo, quando a bolsa de valores passa a subir muito algumas pessoas do perfil Conservador resolvem mudar para o perfil Agressivo justamente com a Bolsa no máximo, que é quando ela cai.

No perfil Ciclos de Vida, que será incorporado aos perfis, isso não acontece. De acordo com Nascimento, “vamos supor que a pessoa seja mais velha. No Ciclos de Vida ela não vai conseguir fazer migração para o perfil Agressivo porque não é recomendável para uma pessoa mais velha que se arrisque demais, mesmo que esse risco gere ganho para ela”, explica.

Segundo a conselheira deliberativa eleita, Luciana Bagno, ao optar pelo perfil Ciclos de vida as mudanças passam a ser feitas de acordo com critérios pré-estabelecidos de idade e momento planejado para a aposentadoria. “A Previ vai criar três Perfis Ciclo de Vida: 2020, 2030 e 2040. E o participante vai escolher o perfil de acordo com a data-alvo para a aposentadoria. Então, se você está pensando em se aposentar em 2020, escolhe esse perfil. E o que a Previ vai fazer? Ela vai fazer essa alocação da renda variável, maior no início do ciclo e reduzindo até que no final fique um perfil mais conservador, sem que você tenha de se preocupar em você mesmo fazer essa gestão”. explica Luciana.

Previ Futuro terá perfil Ciclos de Vida

http://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/33637-previ-futuro-tera-perfil-ciclos-de-vida.html

Print Friendly, PDF & Email