Diretor-superintendente interino da Previc, Fábio Coelho deixa o cargo

RIO – O diretor-superintendente interino da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Fábio Coelho, deixou o cargo a partir de hoje, de acordo com informações publicadas no Diário Oficial da União. A saída foi a pedido de Coelho, que alegou motivos pessoais, apurou o Valor.

Funcionário de carreira do Banco Central (BC) desde 2007, Coelho assumiu o cargo em março de 2017. Antes disso, já atuava na Previc desde junho de 2015 como diretor para assuntos atuariais, contábeis e econômicos.

A saída do executivo também coincide com o encerramento do prazo de cessão do BC, nesta segunda-feira. Ele deve retomar as atividades na instituição, onde ocupa o cargo de analista. Procurada, a Previc informou que aguarda a nova nomeação.

A mudança ocorre em meio a tratativas para uma fusão entre a Previc, que regula os fundos de pensão, e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), com a criação de uma autarquia que deve regular um mercado de R$ 1,9 trilhão. Coelho já se manifestou publicamente a favor da fusão entre Susep e Previc.

Ele assumiu o órgão regulador dos fundos de pensão pouco depois dos escândalos de corrupção em entidades fechadas e um pouco antes operação Greenfield, da Polícia Federal. Entre as medidas tomadas em sua gestão, Coelho determinou a intervenção do Postalis, fundo de pensão dos Correios, em outubro de 2017.

Na época, a Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) alegou irregularidades na nomeação de Coelho e outros dois diretores da autarquia. Alegou, por exemplo, que de acordo com o regimento interno da Previc o legitimado para exercer essa substituição teria de ser diretor da autarquia. O pedido de afastamento de Coelho, no entanto, não prosperou.

Coelho também implementou mudanças como a supervisão baseada em risco e a aplicação de regras mais rigorosas para as fundações de maior porte, chamadas de entidades sistematicamente importantes (ESI), entre outras.

(Juliana Schincariol | Valor)

Diretor-superintendente interino da Previc, Fábio Coelho deixa o cargo | Valor Econômico

https://mobile.valor.com.br/financas/6396821/diretor-superintendente-interino-da-previc-fabio-coelho-deixa-o-cargo

Print Friendly, PDF & Email