81% dos brasileiros dependem exclusivamente do INSS para aposentadoria

HAMILTON FERRARI

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) mostrou que 81% dos brasileiros dependem exclusivamente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para a aposentadoria. Ou seja, apenas 19% se planejaram para ter uma renda mensal após o término de suas atividades profissionais.

Além da dependência, 84% dos entrevistados mostraram que são incapazes financeiramente a pagar suas contas. Apenas 16% conseguem lidar com a remuneração sem apertos. Para o presidente da Abefin, Reinaldo Domingos, os dados são preocupantes.

“Estamos diante de uma iminente reforma da Previdência Social, onde o trabalhador terá que contribuir por um período maior e apenas o dinheiro do governo não será suficiente. É preciso educar financeiramente os trabalhadores com urgência para que eles tenham mais sustentabilidade financeira no futuro. Além disso, o ganho também é para as empresas, já que uma pessoa saudável financeiramente é muito mais produtiva, assim as empresas devem se precaver implementando a educação financeira como um benefício aos seus colaboradores”, defendeu o educador financeiro.

O estudo feito em parceria com a Unicamp e o Instituto Axxus entrevistou 2 mil funcionários de cem empresas, dos mais diferentes níveis hierárquicos. As perguntas foram feitas em nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.

81% dos brasileiros dependem exclusivamente do INSS para aposentadoria

http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/81-dos-brasileiros-dependem-exclusivamente-do-inss-para-aposentadoria/

Print Friendly, PDF & Email