Com troca de comando na BR, Petrobras mira em oferta de ações

RIO – A troca de comando da BR Distribuidora sinaliza ao mercado que a Petrobras pretende avançar com uma possível oferta secundária de ações da BR, segundo uma fonte.

Indicado pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para assumir a BR, Rafael Grisolia acumula a experiência de quem coordenou o processo de oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) da distribuidora em 2017. Antes de assumir a diretoria financeira da Petrobras em meados do ano passado, no lugar de Ivan Monteiro — que na ocasião havia assumido o comando da petroleira — Grisolia foi diretor financeiro da BR.

A intenção de Castello Branco é reduzir a fatia da Petrobras no capital da distribuidora – hoje essa fatia é de 71,25%. Uma das alternativas avaliadas pelo executivo é a oferta secundária das ações da empresa.

Antes de chegar a BR, Grisolia foi diretor financeiro da Inbrands, empresa do setor de modas que, durante sua gestão, se preparou para um IPO em 2015 – a companhia, no entanto, acabou desistindo da operação.

Grisolia é visto também como um conhecedor do mercado de óleo e gás — ele tem, ao todo, 20 anos de experiência no setor de combustíveis, incluindo passagens pelas áreas financeiras da Esso e Cosan Combustíveis e Lubrificantes.

Também foi diretor financeiro do Grupo Trigo, empresa do segmento de varejo alimentício, dona das marcas Spoleto, Koni e Domino’s Pizza, e diretor de relações com investidores da Cremer, fabricante de itens hospitalares e de higiene pessoal.

O executivo é engenheiro de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem MBA pelo Instituto de Pós Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ (Coppead).

Com troca de comando na BR, Petrobras mira em oferta de ações | Valor Econômico

https://mobile.valor.com.br/empresas/6167847/com-troca-de-comando-na-br-petrobras-mira-em-oferta-de-acoes

Print Friendly, PDF & Email