Parecer sobre exploração do pré-sal pela Petrobras pode ser votado nesta tarde

Comissão se reúne para discutir projeto que retira a obrigatoriedade de operação única da estatal

A Comissão Especial da Petrobras e Exploração do Pré-Sal reúne-se hoje para discutir e votar o parecer do relator, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), sobre o Projeto de Lei 4567/16, que retira da estatal a obrigatoriedade de participar da extração de petróleo da camada pré-sal. O parecer de Aleluia é favorável ao projeto. O colegiado se reuniu final de junho para votar a proposta, mas um pedido de vista conjunta adiou a análise da proposta.

Atualmente, a Lei 12.351/10, que instituiu o regime de partilha na camada pré-sal, estabelece que a Petrobras seja a operadora exclusiva de todas as etapas da exploração do pré-sal, desde a avaliação dos poços até a instalação e desativação dos equipamentos de produção.

O projeto em análise na comissão é de autoria do senador licenciado, e atual ministro das Relações Exteriores, José Serra. Além de acabar com a exclusividade, a proposta desobriga a estatal de participar com pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração da camada. De acordo com o texto, essa participação mínima só será exigida nas áreas estratégicas. O que não for considerado estratégico será leiloado.

Para Aleluia, o projeto não propõe abandonar o regime de partilha de produção, apenas a exclusividade da estatal como operadora, que é substituída pela preferência na exploração dos blocos.

Ele considera ainda que, no atual cenário, a Petrobras não tem capacidade financeira para atuar como operadora exclusiva. Após registrar prejuízo líquido de R$ 34,8 bilhões em 2015 e ver sua dívida bruta atingir R$ 450 bilhões no primeiro trimestre do ano, a estatal anunciou este ano uma redução de 24,5% nos investimentos previstos para o período 2015-2019.

A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 12.

http://brasilenergiaog.editorabrasilenergia.com/daily/bog-online/empresas/2016/07/parecer-sobre-exploracao-do-pre-sal-pela-petrobras-pode-ser-votado-nesta-tarde-470460.html

Print Friendly, PDF & Email