Propina ao PT financiou escola de samba e blogs, diz Lava Jato; PF deflagrou 31ª fase

Propina ao PT financiou escola de samba e blogs, diz Lava Jato; PF deflagrou 31ª fase

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre mandados para 4 prisões temporárias, 1 prisão preventiva, 23 buscas e 7 conduções coercitivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília na 31ª fase da Operação Lava Jato. A ação foi batizada pela PF de “Abismo”.

Um dos alvos da operação é o ex-tesoureiro do PT Paulo Adalberto Alves Ferreira, que teve a prisão preventiva decretada, mas ele já estava preso pela Operação Custo Brasil. A PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra ele, em Brasília.

A investigação tem objetivo de apurar a fraude ao processo licitatório, o pagamento de valores indevidos a servidores da Petrobras e o repasse de recursos a partido político em virtude do sucesso obtido por empresas privadas em contratações específicas como, por exemplo, o projeto de reforma do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras), estabelecido na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Criado há 40 anos, o Cenpes foi recentemente ampliado e modernizado para atender às demandas de exploração do pré-sal. A reforma do local já havia aparecido em delações premiadas anteriores como fonte de desvios de recursos públicos para partidos.

A Operação aponta que o ex-vereador do PT, em Americana, Alexandre Romano, o Chambinho, intermediou propinas sobre obras do Centro para o ex-tesoureiro do PT. Os investigadores afirmam que Romano confessou que usou suas empresas, a Oliveira Romano Sociedade de Advogados, a Link Consultoria Empresarial e a Avant Investimentos e Participação Ltda., para receber mais de R$ 1 milhão das empreiteiras integrantes do Consórcio Novo Cenpes – que construiu o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello, no Rio.

“Os valores foram recebidos por meio de contratos simulados e repassados a pessoas físicas e jurídicas relacionadas com Paulo Ferreira, inclusive em favor dele próprio, familiares, blog com matérias que lhe são favoráveis e escola de samba”, disseram os investigadores que não informaram o nome da escola de samba, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/5262771/propina-financiou-escola-samba-blogs-diz-lava-jato-deflagrou-31_

Print Friendly, PDF & Email