logo-cab2
S.O.S. PETROS
Aposentados, Pensionistas e Ativos
"A luz do sol é o melhor desinfetante.” juiz Louis Brandeis
Não há melhor remédio para combater a corrupção do que a transparência.
Todavia, a melhor vacina para prevenir a corrupção ainda é o controle e a participação.

Petrobras exige que funcionários liberem dado de patrimônio informado à Receita

Estadão Conteúdo 11/05/2018 - 16h56min A Petrobras intimou seus funcionários a informar o patrimônio e a renda declarados à Receita Federal anualmente. Até então, a exigência era feita apenas aos que ocupam cargos de chefia - gerentes e diretores. Mas, neste ano, foi estendida para os 62,7 mil empregados da controladora e subsidiárias. A medida gerou protesto dos empregados e, …

BRF reavaliará estrutura operacional antes de escolher novo presidente

Lorival Nogueira, vice-presidente de Finanças, seguirá como interinoO Globo11/05/18 - 10h56 SÃO PAULO - A BRF, maior processadora de carne de frango do mundo, irá reavaliar a estrutura operacional da empresa para depois definir qual perfil de executivo procura para ocupar o cargo de presidente da companhia. Desde o final de abril, a vaga está sendo preenchida de forma interina …

A PLATAFORMA P-74 JÁ ESTÁ NO CAMPO DE TARTARUGA VERDE PARA OS ÚLTIMOS AJUSTES ANTES DE COMEÇAR A PRODUZIR

A segunda plataforma da Petrobrás programada para entrar em produção em 2018, o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes já está no campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos. O início da produção está previsto para os próximos meses, após a interligação do primeiro poço produtor. Além da P-74, que começou a produzir no mês de abril no campo …

Petrochina já comanda 2,2 mil postos de combustíveis no Brasil

Por Redação - O Petróleo 11 de Maio de 2018 Os chineses entraram firmes no mercado de distribuição de combustíveis no Brasil através do Nordeste. A PetroChina, subsidiária da Companhia Nacional de Petróleo da China (CNPC), comprou 30% da TT Work, holding do grupo brasileiro Total com sede no Recife que ocupa o quinto lugar do País na distribuição de …

RELEMBRE - A outra previdência

Não há transparência suficiente ou debate sério sobre os déficits nos fundos de pensão No livro A Revolução dos Fundos de Pensão (1995, com original de 1976), Peter Drucker demonstrou que investidores institucionais, especialmente os fundos de pensão, se haviam tornado os grandes proprietários das maiores corporações americanas, fenômeno que chamou de “a revolução despercebida”. De modo pioneiro, Drucker suscitou …

'Assalto' recorrente a aposentadorias

Toda a sorte de desvios, como os verificados recentemente, é veladamente incentivada Não bastassem as fraudes bilionárias nos fundos de pensão de empresas públicas (Postalis, Serpros, Funcef) e sociedades de economia mista (Petros, Previ) – que referi no artigo A outra previdência, de 15/11/2017 –, surgem novas modalidades de desvios bilionários da aposentadoria de servidores municipais em até 200 cidades …

O dever fiduciário dos administradores de fundos de pensão

Para garantir a adoção das melhores práticas no interesse das partes que integram planos de benefícios administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), a legislação previdenciária dispõe sobre obrigações a serem cumpridas por conselheiros, dirigentes e empregados dessas entidades. Ademais, a crescente conscientização sobre a importância do regime previdenciário tem levado a iniciativas no sentido de melhorar a forma …

Petros quer diversificar investimentos

Estratégia do segundo maior fundo de pensão do País é fugir de desembolsos para sanar problemas em empresas das quais já é sócio Renata Agostini, Renata Batista e Mônica Ciarelli, O Estado de S.Paulo 11 Maio 2018 | 04h00 Segundo maior fundo de pensão do País, a Petros, dos funcionários da Petrobrás, anseia pelo dia em que poderá se posicionar …

Petrobras encosta em gigantes do setor em desempenho operacional

A Petrobras tem avançado no caminho de encurtar o abismo que a separa na bolsa das gigantes do setor de petróleo e gás no mundo com a alta das ações nos últimos dias, na esteira da valorização do petróleo e que devolveu a ela a liderança o posto de maior valor de mercado no Brasil. Mas, ao menos no momento, …

RELEMBRE - Como a Petrobras era o exemplo de destruição de valor

Em 11 de fevereiro de 2015. O professor da Universidade de Nova York, Aswath Damodaran , um dos mais respeitados especialistas em avaliação de empresas e finanças corporativas, cita em artigo a Petrobras com exemplo de como destruir o valor de uma companhia. Ele levanta as razões que levaram a Petrobras a perder US$ 200 bilhões em valor de mercado, …
Caro(a) reader

O nosso propósito é divulgar informações de qualidade com foco em Petros e Petrobras. Quem puder e quiser colaborar, favor depositar para continuarmos formando um fundo para nossas operações:
Abdo Gavinho – CPF 307680987-34
Banco Santander – Agência 3287
c.c. 01001212-9
facebook twitter linkedin