S.O.S. PETROS
Aposentados, Pensionistas e Ativos
"A luz do sol é o melhor desinfetante.” juiz Louis Brandeis
Não há melhor remédio para combater a corrupção do que a transparência.
Todavia, a melhor vacina para prevenir a corrupção ainda é o controle e a participação.

Polícia Federal solicita informações ao TCU sobre o rombo na Petros com Itaúsa

Processo: 043.010/2018-0 (Acesse aqui as deliberações neste processo)Tipo do processoSOLI - SOLICITAÇÃO - Desde 14/12/2018Assunto do processoSolicitação de informações acerca de instauração de procedimento de auditoria e/ou tomada de contas para análise da operação financeira de investimento duvidoso realizado pelo fundo de pensão Petros, consistente na aquisição de ações da Itaúsa pertencentes a Camargo Correia (Projeto Jaú), em valor superior ao …

FAPES reduz benefícios dos participantes para compensar deficit

Os fundos de pensão já começaram a adotar as novas diretrizes do governo, que orientam a alteração dos regulamentos dos planos de benefícios para redução da aposentadoria dos trabalhadores. Além da Petrobras, que já conseguiu aprovar os ajustes na Petros, o BNDES também implementou mudanças que retiram parte dos direitos dos participantes da FAPES, nos moldes do que prevê a …

Investidor em previdência tem de guardar até 42% mais para compensar queda dos juros; ou diversificar https:// www.arenadopavini.com.br/arena-especial/investidor-em-previdencia-tem-de-guardar-ate-42-mais-para-compensar-queda-dos-ju ros-ou-diversificar

A queda dos juros no Brasil mexerá com os planos de aposentadoria de todos que aplicam em fundos de previdência privada. A situação é preocupante pois, hoje, mais de 90% dos cerca de R$ 800 bilhões aplicados em previdência privada aberta estão em renda fixa, e a maior parte está em papéis que seguem os juros de curto prazo, que …

BNDES convence trabalhadores a abrir mão de direitos para compensar deficit

Em troca de alívio das contribuições extraordinárias de um deficit do fundo de pensão que precisa ser equacionado, FAPES altera regulamento e reduz aposentadoria dos participantes Os fundos de pensão estão adotando rapidamente as novas diretrizes do governo, que orientam a alteração dos regulamentos dos planos de benefícios para redução da aposentadoria dos trabalhadores. Além da Petrobras, que já conseguiu …

FAPES será o primeiro fundo de pensão a fazer equacionamento de déficit com redução de direitos

Pela primeira vez, um plano de previdência complementar fechado será equacionado com alteração nos direitos dos participantes. Com o objetivo de evitar alíquotas extraordinárias de contribuição elevadas para os participantes, a FAPES - fundo de pensão dos funcionários do BNDES - propôs alterações em seu regulamento que servirão de contrapartida ao equacionamento de déficit do plano. A Superintendência Nacional de …

Mais de 61 milhões de brasileiros não juntam dinheiro para se aposentar

Com o objetivo de compreender a percepção dos brasileiros sobre a previdência e identificar comportamentos que determinam as decisões dos cidadãos quanto a seu futuro, a Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) realizou uma pesquisa inédita com a população. Entre as descobertas, uma constatação preocupante: renda insuficiente, falta de perspectiva e um elevado grau de endividamento são …

PL 4798/2016 - Introduz parâmetros adicionais de controle e de transparência nas atividades de supervisão e normatização das EFPC's.

Apresentação do Projeto de Lei n. 4798/2016, pelos Deputados Goulart (PSD-SP) e outros, que: "Altera os arts. 4º, 5º, 6º e 12, da Lei n. 12.154, de 23 de dezembro de 2009, para introduzir parâmetros adicionais de controle e de transparência nas atividades de supervisão e normatização das entidades fechadas de previdência complementar" Inteiro teor 12/12/2018 Comissão de Seguridade Social …

Portal da Transparência abre dados da FUNCEF

Participante tem acesso rápido aos números da Fundação O Portal da Transparência da FUNCEF torna público aos participantes dados da gestão da Fundação. Para conhecer, basta acessar o Autoatendimento e clicar em Portal da Transparência. Só não estão lá os números que são protegidos por sigilo. Veja, na imagem abaixo, quais as informações disponíveis na plataforma: https://www.funcef.com.br/noticias/portal-da-transparencia-abre-dados-da-funcef.htm

Regra especial para aposentadoria integral muda na segunda-feira e fica mais difícil

A partir da próxima segunda-feira, dia 31 de dezembro, ficará mais difícil conseguir aposentadoria integral usando os benefícios da fórmula conhecida como regra 85/95. Pela norma em vigor, para receber a aposentadoria integral, o contribuinte tem de somar a idade e o tempo de contribuição, que é de no mínimo 30 anos para as mulheres e 35 anos para os …

Fundos de pensão devem fechar o ano com crescimento de 11,26%, estima Abrapp

De acordo com associação, resultado de desempenho se deve às alocações em renda variável Os fundos fechados de previdência complementar devem fechar 2018 com um crescimento de 11,26% em relação ao ano passado. Segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o aumento está acima da meta de 10,29% para o exercício. Segundo estimativa de julho deste …
Caro(a) reader

O nosso propósito é divulgar informações de qualidade com foco em Petros e Petrobras. Quem puder e quiser colaborar, favor depositar para continuarmos formando um fundo para nossas operações:
Abdo Gavinho – CPF 307680987-34
Banco Santander – Agência 3287
c.c. 01001212-9
facebook twitter linkedin