Petrobras estreia produção na cessão onerosa

Sistema de produção de Búzios entrou em operação nesta sexta-feira (15/07) e inaugura regime firmado em 2010

Em 20/04/2018

A Petrobras começou a produzir petróleo no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, nesta sexta-feira (20/4). O primeiro óleo foi extraído há pouco pela FPSO P-74 e é a primeira produção a partir de uma área da cessão onerosa.

A plataforma foi integrada no Estaleiro EBR, em São José do Norte (RS), onde também foi finalizada a conversão do casco (carry-over), iniciada no Estaleiro Inhaúma (RJ) pelo grupo Enseada Indústria Naval.

O EBR foi ainda responsável pelo comissionamento da planta da P-74 após sua chegada na locação, no começo de março.

O primeiro óleo de Búzios ocorre cerca de um mês antes do previsto. Por enquanto há apenas um poço conectado (Búzios 1), e as próximas etapas preveem o início de extração de gás e água.

O contrato da cessão onerosa foi firmado em setembro de 2010, quando a companhia adquiriu o direito a produzir 5 bilhões de boe nas áreas de Florim, Franco, Sul de Guará, Entorno de Iara, Sul de Tupi e Nordeste de Tupi, localizadas no cluster de Santos. O valor do barril de óleo equivalente foi estimado em US$ 8,51, o que gerou um desembolso de US$ 42,5 bilhões pela petroleira.

https://bepetroleo.editorabrasilenergia.com.br/petrobras-estreia-producao-na-cessao-onerosa/

Print Friendly, PDF & Email