PAÍSES PRODUTORES DE GÁS SE REÚNEM NA BOLÍVIA PARA TRAÇAR METAS NO MERCADO INTERNAC IONAL

De hoje até sexta-feira(24), a atenção de todo o mundo vai se virar para a Bolívia onde está acontecendo o IV Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF) a chamado OPEP do gás. O evento tem a participação dos chefes de Estado, funcionários de alto escalão, bem como empresários do setor energético. O Gás, bem como o petróleo, é um dos fatores-chave em conflitos globais. O evento está sendo realizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra. O analista Alejandro Sánchez disse que “Este é um evento muito importante para a América Latina, pois envolve muitos países da região. Desde o México até a Argentina, estas terras sempre foram abençoadas com jazidas de petróleo, gás e outros tipos de energias renováveis e não renováveis”.

A plataforma foi fundada em 2001 no Irã, dado que seus participantes permanentes são: Argélia, Bolívia, Egito, Guiné Equatorial, Irã, Líbia, Nigéria, Qatar, Rússia, Trinidad e Tobago, Emirados Árabes Unidos e a Venezuela. Quanto aos países associados, são o Iraque, Cazaquistão, Azerbaijão, Holanda, Noruega, Omã e Peru. O secretário-geral do fórum, Mohammad Hossein Adeli disse que “A cúpula decorrerá exatamente no momento em que o mercado de gás está passando por várias etapas de desenvolvimento e se torna capaz de concorrer”.

A nível internacional, Rússia, Irã, Estados Unidos , Canadá e Qatar são os cinco maiores exportadores de gás, entretanto, os países da América do Norte não participam do evento. A Rússia é considerada o país com maiores jazidas de gás e é o principal fornecedor deste tipo de combustível à Europa. A Bolívia e a Venezuela são os líderes entre os países da América Latina na esfera de produção e exportação de gás natural. Além disso, para a Bolívia, o gás é o principal produto de exportação que traz cerca de US$ 4 bilhões anualmente. A experiência deste país pode servir como exemplo das políticas conduzidas para o desenvolvimento do setor de gás.

https://petronoticias.com.br/archives/105599

Print Friendly, PDF & Email