ATENÇÃO – Apresentação ao vivo dos resultados de 2016 inaugura nova era na PETROS – Veja o arquivo apresentado

Em evento inédito, ao vivo e aberto a perguntas dos participantes cadastrados no portal da Fundação, o presidente Walter Mendes e os diretores de Seguridade, Flávio Castro, e Administrativo e Financeiro, Henrique Trinckquel, ​apresent​aram​ ​o desempenho de seus principais planos, o PPSP e o PP2, relativo ao ano de 2016.

O evento do dia 2 de junho de 2017 simboliza, por assim dizer, o resgate do direito legal à informação correta e isenta, desde sempre alardeado pelas sucessivas gestões, mas na prática veementemente negado aos participantes, dado que gestões anteriores tinham muito ​a​esconder e quase nada a mostrar.

Pode-se até fazer reparos em um ou outro ponto que mereceria maior clareza na apresentação. Mas nada que desfaça o nítido contraste entre a ​franqueza ​dos atuais gestores e o comportamento tortuoso, dissimulado e enganador dos gestores anteriores, Um exemplo antológico desse antigo comportamento, num caso que beirou a delinquência, foi o primeiro depoimento do ex-presidente da Petros na CPI dos fundos de pensão​. Foi​ uma verdadeira peça de ficção​,​ onde ​o depoente ​tentou transferir aos aposentados a culpa pela situação catastrófica da Fundação. Tão ​distorcida​ e caricaturesca foi sua versão dos fatos, que ​se viu obrigado a ​se ​retratar num segundo depoimento. Mas não sem antes processar por injúria e difamação dois aposentados – um septuagenário e o outro, octogenário – que ousaram lhe apontar o absurdo de seu depoimento.​​

A iniciativa do presidente Walter Mendes marca um ponto de virada na relação entre a Petros e seus participantes. Agora cabe a estes não permitir retrocessos, seja ao longo da própria gestão atual, seja nas futuras gestões.

E o que podem os participantes fazer para fortalecer ​o ambiente recém inaugurado​ de relacionamento respeitoso​, fruto de uma gestão competente e focada no interesse dos participantes? ​A resposta é​ lutar contra o retorno de gestões político-partidárias de honestidade duvidosa, tecnicamente incapazes e comprometidas com interesses alheios, ​das quais os exemplos máximos são as que flagelaram a Petros ​ao longo dos governos Lula e Dilma​.​ ​Que o destino não nos reserve a repetição dessa desgraça​​. Não nos iludamos, porém: qualquer que seja o partido no poder a ameaça existe, o que não nos permite baixar a guarda em nenhuma circunstância.

​Não menos importante é repudiar candidat​uras​ cuja única credencial seja a ligação com​ sindicatos ou partidos políticos. ​Ao contrário, a escolha do​ participante deve ​privilegiar candidatos politicamente independentes​ que tenham a ​reputação, a ​capacidade técnica e ​a ​experiência profissional ​imprescindíveis ao exercício do​ cargo.

Não será repetindo antigas escolhas que ajudaremos a resgatar nossa tranquilidade.

S.O.S. PETROS

 

Nos próximos dias, o vídeo com a apresentação e a parte de perguntas e respostas será publicado no Portal Petros e poderá ser acessado a qualquer momento pelos cerca de 150 mil participantes ativos e assistidos da Fundação.

Abaixo a apresentação em PDF

apresentacao_resultados_2016

Print Friendly, PDF & Email