A Nova Diretoria da PETROS

PRESIDENTE

Antes de assumir a Petros, Walter Mendes foi membro do Conselho de Administração da Petrobras, como representante eleito pelos acionistas minoritários, e também ocupou a presidência do Comitê de Auditoria Estatutário da companhia. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado pela PUC-SP, o novo presidente é membro do Conselho de Fiscalização dos Analistas de Investimentos desde 2011. Entre 2005 e 2007, integrou o Conselho Consultivo da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC). Também foi diretor fundador da Associação Brasileira de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) em 2006 e, posteriormente, de 2009 a 2011, ocupou o cargo de presidente da entidade. Mais recentemente, entre 2014 e 2015, foi diretor executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), entidade de autorregulação mantida pela BM&FBovespa, ANBIMA, AMEC e IBGC. Trabalhou em Londres de 2000 a 2001, como diretor de Investimentos para a América Latina da Schroders lnvestment Management PLC, empresa especializada em gestão de fundos para investidores institucionais. Voltou para o Brasil em 2002, ainda como chefe dos negócios para a América Latina. Anteriormente, foi o CEO responsável pela abertura, em 1994, da filial brasileira da Schroders, onde criou o negócio de gestão de fundos para clientes institucionais locais, principalmente fundos de pensão. Exerceu o cargo de 1994 a 2000, sendo responsável pela análise de investimentos em ações brasileiras e pela gestão do negócio de Asset Management para investidores locais. Também teve grande interação com fundos de pensão no Itaú-Unibanco, onde foi superintendente de Renda Variável, de 2003 a 2010. Posteriormente, de 2010 a 2014, foi sócio e gestor de fundos da Cultinvest Asset Management, onde geriu fundos de ações e de renda fixa. Mendes iniciou sua carreira na instituição financeira Unibanco S.A, onde exerceu as funções de superintendente de Pesquisa de Investimento (1987 a 1993), chefe de Pesquisa Setorial (1983 a 1987) e analista de Investimento (1978 a 1983).

DIRETOR DE INVESTIMENTOS

O diretor de Investimentos, Maurício Gutemberg, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, com mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo – Instituto de Pesquisa Econômica e pós-graduação pelo Centro Di Formazione Per L’Assistenza Allo Sviluppo, na Itália. Com larga experiência em gestão de recursos para o mercado nacional e estrangeiro, Gutemberg foi CIO (Chief Investment Officer) no Unibanco, no segmento de Private Bank, e diretor na GAA-Global Asset Allocation. Foi também Senior Global Product Specialist no Itaú Asset Management, onde criou novos produtos, coordenou processos de due dilligences dos clientes e fez apresentações de produtos e estratégias ao redor do mundo, entre outras atividades. Sua trajetória inclui, ainda, passagens pelo Banco Garantia (atualmente Credit Suisse Brazil) e Grupo Pão de Açúcar. O diretor também possui experiência docente, tendo sido professor de disciplinas de economia nos cursos de Mestrado e Graduação em Administração e Negócios da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Henrique Trinckquel, novo titular da Diretoria Administrativa e Financeira, é formado em Economia pela PUC-RJ, tem MBA em Finanças e Investimentos pela Universidade George Washington (EUA), pós-graduação em Análise Financeira e certificação CFA Charterholder – Chartered Financial Analyst Program, mundialmente reconhecida no mercado financeiro e de investimentos. Com ampla experiência na área financeira, Trinckquel trabalhou por dez anos na Petrobras, onde entrou para a função de economista após aprovação em primeiro lugar no concurso da companhia. Desde então, assumiu diversos cargos na companhia, entre eles o de diretor Administrativo e Financeiro da Petrobras Biocombustível. Fora do sistema Petrobras, também exerceu função gerencial no Banco Modal, Globalvest Asset Management, Pictet Modal Asset Management. O executivo também atuou no exterior, com passagens pelo Banco InterAmericano de Desenvolvimento, em Washington, e Pictet&Cie Banquiers, em Londres.

DIRETOR DE SEGURIDADE

O Conselho Deliberativo da Petros aprovou a indicação de Flávio Castro para a Diretoria de Seguridade da Fundação. O executivo tem ampla experiência em ciências atuariais. De 2008 a 2012, foi diretor e, de 2012 a 2014, cumpriu seu primeiro mandato como presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Formado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Atuária pela Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG/UFRJ e com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, Castro atuava desde 2001 como coordenador e gestor financeiro da Atuas, consultoria atuarial que tem expertise em desenvolvimento e acompanhamento de plano de benefícios para diversos clientes. O nome do executivo seguiu para habilitação da Previc.

Print Friendly, PDF & Email