PF em chamas

—-
PF em chamas
// Radar on-line – Lauro Jardim – VEJA.com

Teori: a favor ou contra diligências pedidas pela PF?

Teori: a favor ou contra diligências pedidas pela PF?

A cúpula da Polícia Federal está em chamas diante de uma manifestação de Teori Zavascki na decisão que autorizou a abertura os inquéritos da Lava-Jato. Escreveu Teori:

– O modo como se desdobra a investigação e o juízo sobre a conveniência, a oportunidade ou a necessidade de diligências tendentes à convicção acusatória são atribuições exclusivas do procurador-geral da República, mesmo porque o Ministério Público, na condição de titular da ação penal, é o verdadeiro destinatário das diligências executadas.

Em português, Teori disse que apenas o procurador-geral poderá pedir diligências nas investigações da Lava-Jato, praticamente excluindo a Polícia Federal do processo.

A tese vem sendo defendida pelos procuradores (leia mais aqui), mas delegados da cúpula e ligados à operação não aceitam isso, e lembram que o regimento do STF abre essa permissão a eles.

O temor é que Rodrigo Janot não peça todas diligências adequadas contra os políticos, o que pode prejudicar a investigação e facilitar a absolvição dos futuros réus.

—-

Print Friendly